segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

CULTIVANDO UMA FÉ GENUÍNA EM DEUS - HEBREUS 11:30-40

Mensagem: Cultivando uma fé genuína em Deus. Hebreus 11:30-40

Introdução:

 No mundo atual em que vivemos as pessoas buscam acreditar em alguma coisa, principalmente coisas que entram o conceito de fé, alguns atrelam a fé a conceitos positivistas, conquistas e outras questões. Pessoas pagam promessas em nome da fé, participam de campanhas e organizam eventos e festividades para suas divindades em busca de seus desejos, milagres, curas, bênçãos etc..

 Vemos isto no contexto brasileiro, o sincretismo religioso que é a mistura dos ritos, mostra-nos um quadro assustador. Religiões e formas de abordagens sobre as divindades crescem, inclusive algumas que se dizem cristãs ou evangélicas.

 Com isso em nossas mentes, pensamos que precisamos ter uma fé grande para podermos caminhar nesta vida, Jesus disse que a nossa fé sendo de um tamanho de uma semente de mostarda já nos basta. Existe um ditado que diz ( fédemais não cheira bem).

 Atrelamos a fé a quantidade, precisamos de fé + fé + fé + neste conceito a fé é como se fosse uma ação multiplicadora. As pessoas passam a fazer loucuras em nome da fé, acreditam em enganos e mentiras, seitas e heresias crescem e enganam a muitos.

 Existe também a fé positivista que está atrelada a vitórias e conquistas, quando estamos bem com grana e vida boa a nossa fé passa a ser viva, mostrando que a divindade está nos beneficiando. Alguns quando conquistam seus desejos passam a se esquecer da divindade, outros que não conquistam dizem que não valeu a pena andar.

 Outros que passam a enxergar a vida e suas dificuldades passam a desconfiar e questionar a divindade. Onde está você oh Deus? Alguns pedem até para amaldiçoar a divindade ou Deus ( Mulher de Jó).

 Ao vermos este cenário devemos nos perguntar que tipo de fé estou cultivando em minha vida? Que tipo de abordagem de fé tenho edificado diante do ser de Deus? Onde realmente está firmada a minha fé? Estes questionamentos nos ajudam a pensar a respeito de nossa fé

 Para uma melhor compreensão disto tudo precisamos definir estas questões:

1. O que é cultivar ?

Trabalhar a terra para torná-la fértil: cultivar um campo.

2 . Precisamos definir fé. O que é a fé?

Fé - Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem. Hebreus 11;11

Fé (do Latim fides, fidelidade e do Grego pistia[1] ) é a firme opinião de que algo é verdade, sem qualquer tipo de prova ou critério objetivo de verificação, pela absoluta confiança que depositamos nesta idéia ou fonte de transmissão.

Existe uma diferença entre crença e fé . Crença é testemunhar sobre aquilo que vc crê - Fé é testemunhar sobre aquilo que vc crê juntamente com a confiança.

Fé então podemos dizer que é crer e confiar. Colocar nossa confiança em Deus independente das situações da vida, seja elas negativas ou positivas,

Povo de Israel tinha fé apenas no crer, pois ainda não tinham aprendido confiar.
Será que temos aprendido desta forma?

Dentro desta introdução gostaria de destacar 4 pontos a respeito da nossa fé:

1º A verdadeira fé estabelece uma relação com Deus.

 Se a sua fé está baseada em conquistas e vitórias essa fé não está firmada em Deus, não tem fundamento.

 A fé se dá na confiança no testemunho de Jesus, viver uma relação com Jesus nos traz uma melhor visão para vida. A vida de Jesus ou sua fé era continua não dependia de vitorias e conquistas, mesmo ele tendo sua missão.

 Jesus estabelece uma fé com o Pai, confia no caráter de Deus, inclusive morre com este ideal.

 Morre confiado na ressurreição, poderia dizer não vou morrer agora usarei meus poderes para me livrar da cruz, e assim mostrarei aos homens este sinal.

 Jesus morre mostrando ao mundo outros valores, mostra que como homem tem uma relação verdadeira com Deus, independente das circunstâncias que o cercava.

 Você confia no caráter de Deus? ou sua fé é igual ao do povo de Israel, tem pão , tem carne, tem água tem fé, não tem as coisas murmura e fica com a fé fraca?. Se você trilha este caminho você está longe de Deus, você é mais um religioso apenas.

2º O segredo da fé é ouvir Deus.

 Nesta relação com Deus o segredo é ouvir Deus, a fé se estabelece nesse ouvir.

 Por muitas vezes Deus disse ‘’ Ouça ó Israel ‘’’ Jesus vem e diz quem tem ouvidos ouça e vede como ouvis ‘’ Como estamos ouvindo a voz de Deus nesta geração?

 No apocalipse nas cartas as igrejas de , ‘’ Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz as Igrejas’’ cap 2 Igreja de Efeso – Sardes

 Deus sempre vem falando ao seu povo , alertando a dar ouvidos a sua voz.

 O segredo da fé é ouvir, pois a fé vem pelo ouvir .

 A fé de hoje no mundo cristão as pessoas querem ver as coisas de Deus, Deus vai fazer , operar sinais e milagres em meu favor.

 As pessoas que tem fé não precisam ver para crer, mas crêem em coisas que não são comprovadas. Que não há provas.

 O problema desta geração é que querem ver os milagres de Deus, querem bênçãos, ver maravilhas, mas não querem dar ouvidos a voz de Deus.

 Não querem ouvir seus conselhos, seguir seus ensinos, seguir sua vontade.

3º A fé verdadeira nos leva para longe da religião da utilidade.

 Porque em Jesus Cristo nem a circuncisão nem a incircuncisão tem valor algum; mas sim a fé que opera pelo amor – Galatas 5:6

 A fé verdadeira não usa Deus para benefícios próprios, mas estabelece uma relação de confiança, o fiel de verdade ama a Deus e se submete a sua vontade.

 O fiel verdadeiro ama essa relação com Deus, independente do que Deus possa fazer em seu benefício.

 A verdadeira fé não trata Deus como um fast-food de bênçãos ou um mágico de Oz onde ele suaviza nossa vida, fast´food porque usam Deus para adquirir ou tirar coisas de Deus, e logo o descartam.

 O verdadeira fé enfrenta a vida como ela é, como o próprio Cristo a enfrentou confiando em Deus.

4º A fé verdadeira nos leva a maturidade.

 Deixamos de ser crianças espirituais, não somos enganados pela religião, ou pelo falso Cristianismo.

 Passamos a ter convicção em Deus e na Pessoa e obra de Cristo.

 Passamos a realmente sermos servos de Deus por amor a sua obra.

 Saímos da idéia do pode ou não pode em nossas relações, posso ou não posso isso ou aquilo?

 O cristão com fé madura sabe o que é bom para a sua vida. O pecado pode dar prazer, mas não conduz nossas vidas ao caminho de Deus.

 O cristão que amadureceu confia em Deus em todos momentos, Jesus exemplo de maturidade.

Conclusão:

1. Precisamos cultivar a fé verdadeira em Deus, precisamos andar com Deus em um relacionamento de confiança. Analisar nossas vidas se estamos realmente caminhando para maturidade , ou se estamos tropeçando, manquejando nesta trajetória .A fé é algo que você pode cultivar para eternidade. Na fé verdadeira o que vale mesmo é a relação de confiança em Deus, crer que na caminhada de nossas vidas ele está conosco.

Como anda a sua fé? Que tipo de fé ou relacionamento você estabelece com Deus?
A relação que você estabelece com Deus através da fé, demonstra que tipo de pessoa você é, e o que tem cultivado. A terra para cultivar é a sua vida, Deus quer torná-la fértil, basta você dar ouvidos a sua voz.

Nesta vida o que vale mesmo é saber que Jesus o Emanuel está conosco todos os dias, e ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte eu não temerei porque Ele está comigo. O Emanuel é conosco nele a gente pode confiar.

Deus abençoe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário