sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Resumindo as experiências da vida.


Título: Resumindo as experiências da vida. – (Eclesiastes 12: 9-14)

Introdução:
·       
  •  Nesta vida já vimos de tudo um pouco, já ouvimos de tudo, já vivemos de tudo, tivemos muitas experiências agradáveis e desagradáveis. A nossa existência traz uma bagagem de fatos, fatos esses que montam uma história, uma bela ou má história de vida é construída no cotidiano.
  •    Os meios de comunicação funcionam 24 horas por dia mostrando o dia-a-dia das pessoas neste mundo. As notícias que chegam trazem uma bagagem de experiências que os homens viveram e vivenciam atualmente, experiências que trazem ensinamentos bons e ruins para a humanidade. Experiências que podem trazer alegrias ou traumas por um bom tempo... A vida é feita de experiências.
  • E por falar em experiências podemos falar da Bíblia, Bíblia essa que relata sobre personagens que tiveram experiências com Deus, experiências essas que trouxeram mudanças significativas em sua época, significado tanto para sua vida, como para sua clã ou tribo.
  • Falando de experiências de vida podemos ver neste livro de Eclesiastes; Quem é Eclesiastes? O que significa?  Qoheleth em hebraico..?
  • Eclesiastes significa: Homem da assembléia, ou aquele que convoca uma assembléia religiosa, ou porta-voz – pregador. Este livro está classificado entre os livros poéticos, e é conhecido como livro sapiencial, os quais se caracterizam por apresentar reflexões, conselhos práticos e filosofia de vida.
  • Seu objetivo é a transmissão da sabedoria de tal forma que a mesma venha preencher as lacunas porventura deixadas pelos códigos da lei
  • Existia a Lei, mas ela não respondia as mais variadas perguntas da existência humana, existiam espaços vagos, é aí que entra estes livros de sabedoria, estes vão dar um auxílio aos anseios da existência humana. Por exemplo:
  • Os livros bíblicos sapienciais se especializam em determinados temas. Jó se aplica à questão do sofrimento. O livro de Provérbios é dedicado à moral. Enquanto que Eclesiastes apresenta a questão da felicidade humana.
  • Para preencher estes espaços vagos deixados pela Lei. Qoeleth - Enxergou e escrevou os mais variados temas e dilemas da humanidade: tais como:
1 – O cansativo circulo vicioso da vida – 2 – tempo e eternidade – 3 – economia e política – 4 – religião e a vida – 5 – Falou sobre reis – 6 – sobre a morte – 7 – Mocidade e Velhice – 8 – Prática da piedade

Enfim este sábio tem um variado repertório da vida:
Gostaria de compartilhar com os irmãos, uma lição que está dividida em duas partes: isto de acordo com os texto que lemos.

1-     A vida se resume na experiência com Deus.

·                    O texto no versículo 13 diz: ‘’ De tudo o que se tem ouvido,  a suma é: ‘’ Ou seja de tudo o que o pregador ouviu , viu e viveu, existe um resumo, existe um finalmente, a vida na visão dele se resume na experiência com Deus. Quer ser feliz? Quer viver bem? Quer ter uma vida abençoada? Tenha essa experiência..
·                    Ele experimentou de tudo na vida, viveu as mais variadas experiências, as mais variadas histórias, observou a vida dos seres humanos,  verificou que tudo isto é bacana, tem propósitos, tem validade, mas pode ser ilusório, pode ser em vão.
·                    Chega a uma conclusão que se a vida não tem experiência com Deus, ou não se observa os ensinos de Deus à vida se torna uma grande ilusão. Com Deus a vida tem significado, tem uma razão, tem direção. Sem Deus você pode ter conquistado tudo, mas a vida continuará sem significado. Somos chamados á eternidade.

Dentro deste resumo podemos evidenciar dois ensinamentos para nossa compreensão:

a)                 Temer a Deus.
·                    Acreditamos que temer a Deus é ter medo Dele. Por ser um Deus Todo Poderoso achamos que ele pode nos machucar com algumas ações divinas.
·                    Acreditamos que Deus está nos céus esperando alguma falha nossa para nos dar uma bela surra, uma bela lição. Será que Deus é assim? Mas aí temos um texto onde Deus diz que corrige seus filhos: Como se dá esta questão? Como corrigimos nossos filhos? Será que quando nossos filhos erram nós os mandamos atravessarem a Imigrantes como castigo? Como se dá esta correção de Deus? Devemos olhar Deus com outros olhos.
·                    Temer a Deus devemos aprender que é respeitar, reverenciar o Criador de todas as coisas. Ao pensarmos em Deus devemos saber que Ele nos ama e nos convida a ama-lo também.
·                    Ele é fiel nós é quem somos os infiéis; Ele permanece fiel sempre, pois esta sempre a espera do pecador para perdoa-lo.

b) Guardar seus Mandamentos

·                    O que é guardar os mandamentos de Deus? Será pegar e colocar em um baú? Em uma gaveta? Guardar o mandamento de Deus traz a idéia da prática.
·                    Deus ensina, e é necessário praticar. Praticar é muito mais difícil: Ex: Quero emagrecer, fui no médico, passei em uma nutricionista, me matriculei em uma academia, beleza. Tive os ensinamentos dos profissionais, mas na hora de praticar não consegui a preguiça tomou conta do meu ser. Aí adeus dieta, saúde e etc...
·                    Com Deus é da mesma forma Ele te ensina, instrui, mas devemos praticar.
·                    Os mandamentos de Deus não são penosos ou pesados – 1 João -5:3 Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são pesados
·                    Guardar os mandamentos de Deus são simples, apenas 2 – Amar a Deus e ao próximo como a ti mesmo.
·                     Guardar os mandamentos parece que não é uma tarefa tão simples, mas podemos praticar.

Conclusão:  

  • Nosso dever neste mundo é temer a Deus e praticar os mandamentos.
  • Nosso dever neste mundo não é nos enchermos de regras e ficarmos em nossas igrejas ditando normas e criando falsos moralismos.
  • Nosso dever e ter fé , confiar que Deus nos ama, e por nos amar quer nos ensinar a viver melhor neste mundo.
  • Sabe o que Ele quer de nós? Que amemos uns aos outros, nisto está embutido todos os mandamentos, todos os ensinos de Deus.
  • Como está sua vida? Qual é o resumo dela? O que é seguir a Cristo?
  • Quais são suas experiências com Deus? Até agora o que você tem observado sobre sua vida?
  • Que possamos viver os propósitos de Deus neste mundo, respeitando a Deus e praticando o que ele deseja.
  • Que Deus nos abençoe.




Nenhum comentário:

Postar um comentário